quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Programas de afiliados e estratégias para seu blog

Categories: , ,

Hoje falarei um pouco sobre como ganhar dinheiro ou não com seu blog ou site, já que essa é uma tarefa muito difícil e que muitos perseguem, mas que na verdade, poucos realmente conseguem atingir um nível satisfatório de dinheiro vindo exclusivamente de seu trabalho na internet.


Mas desde já, informo que não existem regras para o sucesso como muitos dizem por aí, cada blog tem seu público. A faixa etária, educação, a origem de seus visitantes, o tema abordado, a disposição dos anúncios, a quantidade, etc, tudo isso influi diretamente sobre o retorno da publicidade, que somente com testes e ajustes irá chegar ao limite de monetização que poderá ter. E por quê falei limite? Pelo simples fato de haver um teto de ganhos sempre, quando se otimiza, tem-se uma média estável de visitas, é quase impossível romper esta barreira, mas, este limite é variável para cada um, podendo ser a única e exclusiva fonte de renda de uma pessoa.

A pergunta que faço é simples: Seu blog atingiu o limite de ganhos?

Provavelmente você respondeu não, e isso é normal. Então vamos analisar os programas de afiliados logo de início. Qual se enquadra melhor no seu blog. Lembrando sempre que são apenas sugestões.


Google Adsense: Sem dúvida, todos deveriam usar, mas com um porém, sabendo usar. É extremamente ajustável ao teor da página e os anúncios tem bom retorno, com o sistema de CPC (custo por clique), pode gerar um alto valor do clique, desde que bem ajustado e visível:

- Ajustado: bem configurado no painel do Adsense, utilizar as cores do blog, não bloquear muitos anunciantes para o leilão poder ficar mais disputado, usar anúncios de textos e imagens, etc. Muitas pessoas que usam o blogger, talvez pela facilidade, apenas clicam em gerar receita e inserem um banner na lateral ou entre as postagens, e não obtém exito, lógico, aprendam, leiam sobre no fórum do adsense, e utilizem a página do Google Adsense para fazer os ajustes necessários, criar critérios, customizar, vale a pena.
- Visível: isso é fundamental, muitos tem 'vergonha' ou não querem poluir o layout do blog e com isso não geram receita, ora, quando se assiste TV e começa os comerciais, tem a opção de mudar de canal ou não. Num blog é a mesma coisa, o leitor está interessado no conteúdo, e clicará ou não na publicidade se ela for de seu interesse, não há mal nenhum em utilizá-las, todas as pessoas entendem isso. Então dispute principalmente as áreas de maior visibilidade de seu blog, acima da quebra da página (antes de ter que rolar a barra) com anúncios que possam te trazer rentabilidade, e não com relógios, contadores, foto e link do conheça o autor, etc.
Outra dica, coloque sempre que puder, anúncios dentro dos posts, intengrado com eles, os banners do Google Adsense pode ser um complemento daquilo que está falando sua matéria, e acredite, a taxa de cliques poderá aumentar muito.

Grandes magazines, Ex. Americanas, Submarino entre outras: Pagam por CPV (custo por venda), nesta época de Natal, sem dúvida e falo isso com conhecimento de causa, são as melhores opções se tiver um blog com bom número de visitas. Já que o comércio eletrônico cada dia mais está tomando conta dos consumidores brasileiros que sabem exatamente o querem e não saem apenas olhar vitrines, eles normalmente encontram as melhores ofertas neste tipo de loja.
Para este tipo de publicidade, não tem muito o que se fazer, apenas deixar os banners mais atraentes bem à mostra no blog sabendo o que seu público busca na página, por exemplo, se seu blog fala de moda, não seria uma boa idéia apresentar uma publicidade sobre TV's de LCD, embora pode-se acontecer a venda, se fala de tecnologia, não irá apresentar publicidades de utilidades domésticas, essa regrinha básica, mas que muitos ignoram é fundamental, ofereça o que as pessoas estão procurando.

Redes de afiliação: São redes que englobam vários anunciantes e normalmente pagam por CPA (custo por ação), as mais conhecidas talvez sejam a Afilio, Lomadee, NetAfilliation, Clique mídia, Smowtion, Zura, etc (não inseri os links, mas é só buscar no Google que achará facilmente se interessar).
O importante ao meu ver nesta forma de anúncios é saber escolher muito bem quais campanhas irá veicular, ex. nunca tive retorno com conteúdo para celulares em meu blog de humor, isso se deve pelo motivo que meu público, já esperto, não assinam este tipo de serviço pra pagar R$ 4,99 por semana se ele tem tudo aquilo oferecido na internet. Mas se derepente o seu blog fala de celulares, downloads ou mesmo um determinado assunto, bandas de rock por exemplo, e existe uma campanha para celulares pra baixar um conteúdo parecido, pode ser uma boa idéia inserí-la.
Uma das vantagens destas redes é a possibilidade e indicar novos usuários e também ganhar por isso. Mas no geral acho pouco rentável este tipo de publicidade, salvo quando se publica um anúncio fazendo um publieditorial sobre ele, quando permitido pela rede e pelo anunciante e também quando se tem conhecimento sobre aquilo que irá falar sobre o produto/serviço oferecido.

Considerações finais

Como antecipei, não existem regras, não existe fórmula mágica, não existe uma cartilha pra se ganhar dinheiro na internet, o que se faz é trabalhar, testar, escolher as melhores ferramentas e anunciantes, saber dispor a publicidade no blog de uma forma agradável ao leitor mas que esteja bem visível, procurar veicular somente aquilo que realmente pode gerar bons frutos.
Como conselho, não adianta ter 20 programas de afiliados no seu blog, escolha dois ou três que realmente te dão retorno, e trabalhe em cima deles, faça otimizações, troque de lugar, de cor, de tamanho e, entre eles, descubra seu teto de ganhos. Isso pode demorar meses, pois não adianta fazer uma mudança em um dia, e logo no seguinte mudar novamente, tem que se dar o tempo necessário para analisar e fazer um compativo com um período anterior, sugiro ao menos 10, talvez 15 dias, algumas mudanças, como é o caso do Adsense, ao menos um mês para que se possa ter uma boa noção das alterações feitas.

Ainda voltarei falar sobre dinheiro aqui, talvez falando de cada programa com informações mais profundas, mas por hoje é isso, espero que se aprofundem no assunto e consigam em breve atingir o teto que almeja na monetização de seu blog.

Compartilhe isto

2leep.com

Talvez lhe interesse também

1 Response to Programas de afiliados e estratégias para seu blog

5 de novembro de 2011 às 02:44

Olá amigo, vamos fazer uma troca de banner. Tenhoum blog de noticis, crônicas políticas e educação.

Att Marcelo Lopes

contato dsrslps@gmail.com

http://gazetadoplanalto.blogspot.com/

Postar um comentário

Algumas regras antes fazer seu comentário:

Somente serão aceitos comentários relevantes ao conteúdo da postagem, spam, ofensas, propagandas, etc, serão automaticamente excluídos.

Sempre será bem vindo novas informações, contribuições ao conteúdo e até mesmo críticas, desde que feitas respeitosamente.

Fique à vontade para expressar sua opinião.